As associações atléticas da UFPR já estão começando a se preparar para a formação de novas equipes para as competições esportivas deste ano. A universidade possui 13 atléticas de vários cursos de graduação, que competem em diferentes modalidades, como futebol, vôlei, xadrez e até mesmo rugby. Para os calouros, a participação nas atléticas é uma forma de facilitar a integração ao meio universitário.
O time de rugby, da atlética AC7 – que reúne alunos da área de engenharia e arquitetura– surgiu em novembro do ano passado. O estudante de Engenharia Civil Hugo Andrade Braga informa que qualquer aluno pode participar do time. “O rugby aceita todo biótipo. Pode ser alto, magrinho, a gente aceita todo mundo”, conta. Os treinos acontecem aos domingos, das 10 horas ao meio-dia, no Centro de Educação Física e Desportos (Cede) da UFPR. O estudante diz que participar das atividades da atlética contribui principalmente para a construção do seu grupo de amigos.
LEIA MAIS: Sejam bem-vindas, calouras e calouros
O responsável por treinar a equipe de rugby da AC7 é Leon Rodrigues. Estudante do sétimo período de Enfermagem, ele conta que o interesse pelo esporte surgiu a partir da indicação de um amigo. Logo depois, ele já estava participando de treinos, jogos e campeonatos. Na equipe da UFPR treinam em média entre 12 e 15 alunos. A equipe ainda não participou de campeonatos, mas disputou amistosos com as equipes Urutau Rugby, de Curitiba, e com a equipe Ponta Grossa Rugby.
Para Leon, a principal lição proporcionada pelo esporte é trabalhar em equipe: “No meio acadêmico, é necessário o trabalho em equipe, que também é um valor muito prezado pelo rugby”.
Seletivas
Todos os calouros podem participar das atividades das atléticas, como atletas ou mesmo na torcida. Em alguns casos, até mesmo aqueles que não praticam nenhum tipo de esporte são bem-vindos. As atléticas são uma forma de introduzir os alunos na prática esportiva e contribuem para o desenvolvimento do aluno dentro da instituição.
A ASA, atlética dos cursos de Economia, Administração, Gestão da Informação e Ciências Contábeis, é uma das mais antigas da universidade. Os treinos dos atletas veteranos começaram em janeiro e em março começam as seletivas para novos integrantes. São mais de 20 modalidades disponíveis, tanto no masculino quanto no feminino, de esportes individuais (como natação e atletismo) e coletivos (futsal, vôlei, entre outros).
LEIA MAIS: Adicione o Calendário do C7 na sua agenda
A ASA conta com dois tipos de associação: a de atleta e a de torcida. Para que um aluno possa competir pela ASA, é exigido que seja um associado atleta. Os associados podem receber descontos em parcerias e eventos.
Ana Luiza Carvalho Brás, aluna do sétimo período de Administração e presidente da ASA, conta que em 2017 eram aproximadamente 200 sócios atletas e 100 sócios torcedoresa. Para o ano de 2018, ela espera atrair mais 250 sócios atletas e 150 sócios torcedores. Ana participa da atlética desde 2015, quando era caloura na UFPR. Para ela, participar dessa experiência contribui para o desenvolvimento social dentro da instituição. ” A atlética só agrega na minha vida e muito do que eu sou hoje eu devo a ela”, conta. Segundo ela, falar sobre a participação na atlética durante uma entrevista de emprego contribuiu para que ela conseguisse a vaga.
Outra atlética que já está se preparando para as competições de 2018 e buscando calouros interessados em participar é a AACOS, que abrange os cursos de Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. A presidente, Gabriele Santos, do quinto período de Relações Públicas, conta que a primeira preparação deste ano é para o Torneio Universitário de Comunicação e Artes (TUCA), que será em maio no interior do Paraná. Os treinos são semanais e acontecem geralmente aos domingos.
LEIA MAIS: Atlética C7 já inicia treinos em 2018
E-sports
Uma modalidade que chama muita atenção dos alunos são os e-sports. Neste ano, a atlética do curso de Medicina, A3M, está organizando um time de jogos eletrônicos para participar de campeonatos. Jeferson Duarte, acadêmico do quinto períod, é um dos responsáveis pela ideia de integrar o e-sports ao cardápio de opções da atlética.
Duarte, que sempre acompanha os campeonatos de e-sports, é membro da chapa vencedora das eleições para a atlética e conta que, no período das eleições, estava acompanhando o Torneio Universitário de E-sports (TUES) quando tomou a iniciativa de incluir a modalidade. “Uma das propostas da atlética é ser mais presente e integrada”, conta. “Me surgiu, então, a ideia de colocar essa nova modalidade que tem crescido tanto”. A AC7 também conta com um time de e-sports.
Este ano, a A3M pretende participar do TUES, na qual times que representam suas universidades participam de uma primeira fase de seletiva, depois seguem para uma fase presencial na bancada do próprio TUES. Os times que chegarem à final irão disputar o título em Portugal, com tudo pago.
A atlética de Medicina está convocando quem demonstrar interesse, seja veterano ou calouro. “Além do intuito esportivo, temos a intenção de unir os acadêmicos do curso”, diz Duarte. Os jogos escolhidos pela atlética são FIFA 2017, League of Legends, CS Go, Heartstone e Clash Royale.
LEIA MAIS: Vem ai o III Intercalouros da Atlética C7
Iniciativa em Pontal do Sul
O Centro de Estudos do Mar, no campus da UFPR em Pontal do Sul, também conta com uma associação atlética de alunos. A ATOU foi fundada em 2014, por iniciativa dos graduandos do curso de Oceanografia. Os participantes dividem-se em membros (estudantes de Oceanografia que ajudam na organização da atlética) e associados (que podem ser alunos de qualquer curso da universidade).
No ano passado a ATOU participou do Oceaníadas, campeonato realizado durante a XXIX Semana Nacional de Oceanografia, e conseguiu o primeiro lugar com a equipe de futsal feminino. A ATOU planeja trabalha em conjunto com a DAUP, atlética da UFPR Litoral em Matinhos, para o fortalecimento dos dois grupos.
Foto 4
Legenda: A ATOU pretende organizar mais eventos esse ano. O carangueijo na bandeira é o mascote da atlética e se chama Undine. Foto: Divulgação.
LEIA MAIS: Toledo receberá o 10º Engenharíadas Paranaense
O estudante de Oceanografia Felipe Martins Ricardo diz que as atividades esportivas podem servir de estímulo para a permanência dos alunos na universidade. “Minha vida mudou totalmente, porque conheci pessoas de fora e até fomos para um evento grande em 2017”, conta. “Eu estou na atlética por amor e quero que os calouros sintam esse amor também, porque é muito lindo ver a gente crescendo e se destacando.” De acordo com Felipe, este ano a ATOU pretende realizar mais eventos esportivos no CEM e aumentar o número de associados;
Atléticas e jogos
A UFPR conta com 10 atléticas nos campi de Curitiba e três representando outros campi. Na capital, atuam a AACOS do setor de Artes, Comunicação e Desing, ASA do setor de Sociais Aplicadas, AAAD do Direito, Atlética do curso de Educação Física, A3M de Medicina, AUS do setor de Saúde, Lenhadores dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, AC7 dos cursos de engenharia, Imortais AAACE do setor de Ciências Exatas e AICA de Agronomia. No Centro de Estudos do Mar, a ATOU, representando o curso de Oceanografia. Em Matinhos, a DAUP representa a UFPR Litoral. Em Palotina, os alunos contam com a Associação Atlética Acadêmica (AAA).
Anualmente acontece na UFPR o Campeonato Inter Atléticas (CIA), no qual as associações competem entre em si em modalidades como handebol, basquete, futsal, futebol de 7, vôlei, vôlei de areia, judô, tênis de mesa, tênis de campo, xadrez, natação e atletismo. As inscrições das atléticas para o CIA 2018 vão até o dia 28 de fevereiro.
Pedro Henrique Macedo, sob supervisão de Lorena Klenk
via: http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/atleticas-comecam-preparativos-e-selecao-de-atletas-para-competicoes-de-2018/