Política Centros Acadêmicos

Centros Acadêmicos

Os chamados Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos ou Grêmio são as instituições que representam os estudantes de determinado curso na Universidade. Mas aí fica a pergunta, onde é feita essa representação?

Na UFPR, e nas demais universidades, existem diferentes espaços de tomada de decisão. Um deles é o COLEGIADO de curso, formado por discentes e docentes do curso. No colegiado de curso é que são definidas e decididas pautas de relevância do curso de graduação. É a primeira instância de discussão e deliberação sobre casos de jubilamento de curso, por exemplo. Ou mesmo, as quebras de pré-requisito, aprovações de segundo trancamento de curso (na UFPR, o primeiro trancamento pode ser realizado pelo aluno de maneira quase que independente, ao passo que um eventual segundo deve ser feito coma provação do colegiado de curso). Cabe aos CAs a representação dos estudantes.

Outro espaço relevante é a PLENÁRIA DEPARTAMENTAL, semelhante ao colegiado, embora seja formado por representantes técnicos além de discentes e docentes. Delibera sobre questões sobre alocação de recursos, aprovação de edital de concurso de contratação de professor, aprovação de relatórios de estágio probatório e abertura de turmas de férias.

Há ainda uma terceira instância, chamada PLENÁRIA SETORIAL, semelhante à departamental, porém que engloba os demais cursos de um setor.

Em todas essas instâncias, os estudantes têm direito de representação de 1/5 do total de membros da plenária.

Além disso, os CAs geralmente organizam festas, semanas acadêmicas e demais atividades visando a integração dos alunos.

Visite a página e conheça mais os CA’s, DA’s e Grêmio do Setor de Tecnologia.