Artigos Produtec firma parceria com Parque Tecnológico Itaipu

Produtec firma parceria com Parque Tecnológico Itaipu

COMPARTILHAR

Programa de Parcerias para Incentivo à Inovação e Desenvolvimento de Processos Tecnológicos (Produtec) da Universidade Federal do Paraná  assinou um protocolo de intenções com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A solenidade aconteceu no Centro Politécnico nesta segunda-feira (5).

LEIA MAIS: Semana de Pesquisa da Engenharia de Produção, reunirá startups, grandes empresas e pesquisadores (27 a 29/11)

O protocolo estabelece um fluxo contínuo de atividades entre os participantes, possibilitando o acesso a parcerias para desenvolvimento de ações de melhorias tecnológicas.

Assinatura do protocolo de intenções entre UFPR e Parque Tecnológico Itaipu. Foto: Marcos Solivan

O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Jorge Augusto Callado, afirmou que o protocolo é um avanço. “O PTI promove o desenvolvimento territorial sustentável, nos seus aspectos turísticos, tecnológicos, sociais e ambientais. Essa parceria com a UFPR é um fortalecimento para o Parque e para a região Oeste do Paraná”, avaliou.

LEIA MAIS: UFPR recebe comitiva de universidade da Alemanha

O protocolo de intenções prevê, por parte da UFPR, diversos projetos e programas. As ações serão viabilizadas a partir de cursos de capacitação, qualificação, especialização e consultorias. Também fazem parte do acordo projetos de pesquisa e inovação e treinamentos.

O professor Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR entre os anos de 2008 e 2016, atua como conselheiro do Programa. “O grande papel do Produtec é ser um catalisador das relações de diversos setores de ensino, na ótica de colocar a serviço do setor produtivo, órgãos de governo e da sociedade; o potencial de pesquisa, desenvolvimento, inovação e área de formação”, explicou. “Essa é a primeira parceria formalizada e temos outros nove projetos alinhados”.

“O acordo representa uma possibilidade de desenvolver um trabalho prático, como forma de retribuição social. O Setor de Tecnologia possui pouca interação com a sociedade de modo geral, desenvolvemos pesquisa de ponta em várias áreas e somos capazes de aceitar desafios. O acordo dá oportunidade de apresentarmos toda nossa expertise para a solução de problemas reais”, destacou o diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, professor Horário Tertuliano Filho.

Confira mais imagens da solenidade aqui.

LEIA MAIS: UFPR terá programada relacionada a Consciência Negra durante todo o mês de novembro


via: http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/produtec-firma-parceria-com-parque-tecnologico-itaipu/

Deixe uma resposta