A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) começou nesta terça-feira (12) a mudança do Edifício Dom Pedro II, onde ocupava parte do 1º andar, no Campus Reitoria, para o Edifício José Munhoz de Melo, no Alto da Glória. O edifício localizado na Rua Ubaldino do Amaral já contava com unidades da PRAE, como o serviço de atendimento pedagógico. Com a mudança, a pró-reitoria ficará centralizada no Alto da Glória, à exceção da sala no Centro de Convivência do Politécnico, em funcionamento desde março.
LEIA MAIS: Confira as fotos da Atlética C7 no EP 2018
Antes de serem reunidas no edifício do Alto da Glória, as equipes da PRAE tinham um histórico de desintegração: atuavam em vários lugares diferentes, entre os quais a Praça Santos Andrade, em um momento anterior ao início da atuação de algumas unidades no Edifício José Munhoz de Melo.
De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis César, a mudança faz parte de um programa da gestão 2016-2020 e permitirá que as equipes da PRAE consigam implementar trabalhados integrados.
“O projeto que tínhamos desde que assumi a gestão era a unificação da equipe. A união tem relação profunda com a construção do que a gente está chamando de política de acolhimento e assistência estudantil. Porque a gente precisa trabalhar em uma rede, que começou a se expandir internamente dentro da Reitoria e, depois, dentro das unidades da universidade e, em um arco mais ampliado, com a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma Maria Rita. “A separação física das equipes de serviço social, sociologia e pedagogia acaba prejudicando a rede no trabalho periódico, nas avaliações e estudos de caso, por exemplo”.
Maria Rita ressalta que a sala da PRAE no Politécnico, inaugurada neste ano, passará a ter uma programação de atividades, de forma a ter atuação “mais efetiva”.
Expansão
Outro problema que será solucionado com a mudança da PRAE é o de espaço físico. Nos últimos anos, a pró-reitoria aumentou em número de funcionários, o que passou a exigir um espaço específico e integrado.
“Dobramos de tamanho, acho que isso é questão bem importante. Nesse espaço, com a expansão das nossas atividades e oferta de ações dentro desse novo plano de apoio, acolhimento e assistência estudantil, dentro dessa nova política, o espaço já não nos dava possibilidade de trabalho”, conta Maria Rita. “Crescemos em número de técnicos, tanto administrativos quanto psicólogos, assistentes sociais e pedagogos”.
Atendimento
Segundo a pró-reitora, a mudança não afetará os serviços de pedagogia e psicologia, que continuarão normalmente. “A gente só pede paciência quanto aos serviços administrativos”, explica.
Maria Rita avalia que a proximidade entre os edifícios (a distância é de cerca de 600 metros) impedirá que a mudança seja um transtorno para a comunidade acadêmica. Pelo contrário, a expectativa é que o acolhimento de estudantes seja aprimorado em fatores importantes. “Na Ubaldino do Amaral, teremos espaço adequado, com salas adequadas, porque uma das questões que nós tínhamos era da privacidade durante o atendimento”, diz.
O Edifício José Munhoz de Melo está localizado na Rua Ubaldino do Amaral, 321, no Alto da Glória, em Curitiba. No Politécnico, o horário do atendimento é das 8 às 14 horas.
via: http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/prae-muda-de-sede-nesta-terca-12-para-integrar-equipes-e-atendimento-no-edificio-jose-munhoz-de-melo/