Hoje (17 de maio), é comemorado o dia Internacional de combate a LGBTfobia. Esse dia carrega muita história, muita luta, muita pessoa e também muita dor. Leia o texto que a HELA-CAO C7 postou no dia hoje em seu instagram!
” 7 de maio, dia internacional de combate a LGBTfobia
Dia em que, há 30 anos, a OMS excluía definitivamente a homossexualidade como algum tipo de doença (CID-10), isso foi um grande avanço, entretanto ainda há muito para ser conquistado por toda a comunidade LGBT. Mas como LGBT, não se faz uma luta pensando em apenas uma letra dessa sigla que nos representa.
Falando de dados, o Brasil é o pais que mais mata transexuais em todo o mundo, em média uma pessoa trans a cada três dias. Pode parecer pouco, mas pare para pensar, essa pessoa não morreu de qualquer doença, ou até mesmo de velhice. Essa pessoa morreu pois não gostavam de como ela se vestia ou como se comportava, morreu porque estava lutando pelos seus direitos, elas morreram por serem quem elas são.
Em março de 2019 foi apresentada pela OMS a CID-11, ela contempla a retirada da transexualidade como transtorno mental. E apenas em 2020 o STF derruba a restrição para os LGBTs em relação a doação de sangue.
Lutas que se estendem por dezenas, até centenas, de anos no mundo inteiro. Lutas que para muitos parece ser brincadeira ou desnecessárias, mas que para a comunidade LGBT é questão de viver e ser livre naquilo que somos.
O dia de hoje deve ser lembrado por todos, afinal você não precisa ser LGBT para combater a LGBTfobia.”