Social Interface do C7

Interface do C7

Engenharia que transforma, solidariedade que conecta

Logo do Interface do C7. É um símbolo semelhante ao símbolo do infinito, com dois círculos distorcidos juntos. Do lado esquerdo, há uma abertura com uma gota roxa. Do lado direito, há uma gota amarela. Abaixo da logo, há o nome Interface, em fonte mais grossa na parte "face".

 

Em setembro de 2019, o CAEM (Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica) iniciou a organização do Torneio de Dia das Crianças, um campeonato com diversas modalidades de jogos entre os centros e diretórios acadêmicos do Setor de Tecnologia. A taxa de inscrição para o torneio poderia ser feita em dinheiro ou com brinquedos. Para impulsionar a ação, a Cervejada do C7 contribuiu com a doação de refrigerantes. Somando as doações, arrecadações e inscrições, a ação totalizou incríveis 8 pacotes de doces, 28 livros, 35 garrafas de refrigerantes, 45 materiais escolares e 341 brinquedos. O material arrecadado foi entregue para 450 crianças na festa do Dia das Crianças da Biblioteca do Caximba, organizada pela própria instituição com apoio da Associação Sonhar.

Daquele sucesso, nasceu um sonho: canalizar toda essa energia em ações sociais permanentes. Foram alguns meses para a definição de como seria a atividade, estruturação de possíveis ações e planejamento de divulgação, além da criação de nome e logo para essa iniciativa. Ainda antes de surgir a atividade definitivamente, foi organizada a Ação Solidária dos Calouros ingressantes em 2020/1. Finalmente, em 13 de agosto de 2020, em meio ao desafio da pandemia, o Interface do C7 foi fundado oficialmente, nascendo da vontade de transformar gestos isolados em um legado permanente de empatia e transformação social.

O Interface atua em ações contínuas e em ações pontuais, dentre elas:

Ação Solidária de Recepção dos Calouros:

Desde 2020, o C7 recebe os calouros do Setor de Tecnologia com muita integração, felicidade e boas ações. Na primeira sexta-feira de cada semestre, há um espaço reservado nas semanas de recepção para que os ingressantes possam participar

Nesse evento, calouros e alunos do Setor de Tecnologia são organizados em escolas para promover a revitalização dos espaços, por meio de limpeza, pintura de paredes, jardinagem e construção de hortas. Além das atividades de revitalização nas escolas, convidamos, com permissão dos diretores, outras atividades e entidades para interagirem com os alunos do colégio, como o AiChe com o K12, o Vikings Cheerleading, a Bateria do C7, a Atlética C7 e empresas juniores dos cursos do Setor. 

Confira a reportagem da UFPR TV sobre a Ação Solidária 2024/1!

Calouros do Setor de Tecnologia reunidos no dia da ação

Vem pra UFPR:

O objetivo principal do Interface do C7 sempre foi devolver à comunidade os privilégios de se estudar em uma Universidade Federal. Com esse pensamento, em 2022 foi criado o Vem pra UFPR, um projeto voltado a trazer alunos de colégios de Curitiba e região Metropolitana para dentro do campus, para se inspirarem a prestar o vestibular e tirarem suas dúvidas sobre os cursos de interesse.

A primeira edição aconteceu em agosto de 2022 e contou com aproximadamente 80 alunos secundaristas de Curitiba. Os alunos foram divididos em grupos de acordo com a área de interesse de cada um e foram levados para um tour pelo Centro Politécnico, seguido de uma roda de conversa e almoço no Restaurante Universitário. 

Em novembro de 2023, realizamos a segunda edição do Vem pra UFPR, trazendo por volta de 120 alunos de colégios da rede pública e particular de Curitiba, no mesmo modelo da primeira edição. Dessa vez, contamos com a interação do Cheer Vikings C7 e palestra da PRAE sobre auxílios e bolsas de permanência dentro da Universidade.

Em agosto de 2024, em parceria com o Setor de Tecnologia e os seus CAs/DAs, realizamos o Vem pra UFPR – Edição Engenharias e Arquitetura, com uma estrutura bem diferente das edições anteriores. Dessa vez, contamos com a participação das entidades estudantis para montar stands no Hall do Prédio de Administração, e mais de 1100 alunos secundaristas estiveram presentes. Além disso, foram realizados tours pelo campus, separados por áreas de interesse dentro do Setor, além de apresentação da Bateria do C7 no segundo dia do evento. 

Jogando Pela Solidariedade (JPS):

Em parceria com a Atlética C7, todo ano, perto de datas comemorativas como a Páscoa ou o Dia das Crianças, é organizado o Jogando pela Solidariedade. O JPS é um campeonato de queimada, em que as inscrições são pagas com a doação de brinquedos ou chocolates que são, posteriormente, doados para crianças em necessidade. Apesar de ser “apenas” queimada, a competição é extremamente disputada!

Interlacres:

O Interface arrecada, através de pontos de coleta nos Centros Acadêmicos, Cervejadas e FILETs, lacres de latinhas. O material é doado para instituições especializadas que encaminham para a confecção de cadeiras de rodas e para abrigos de animais.

Outras ações já realizadas:

  • Distribuição de cobertores térmicos para moradores de rua;
  • Contação de histórias para crianças;
  • Policopa de pebolim para arrecadação de fundos para a festa de Natal da Fundação Iniciativa;
  • Venda de rifas para compra de doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul em 2024;
  • Distribuição de sanduíches para moradores de rua;
  • Visita ao Lar de Idosos Agda (leia mais);
  • Distribuição de presentes de Natal e realização de atividades com crianças do bairro Caximba.

Acompanhe o Interface!

Instagram

LinkTree

Em memória de Nícollas Matheus Souza Santos, nosso eterno coordenador geral.