Universidade Federal do Paraná (UFPR) confirma o recebimento de metade da verba orçamentária que havia sido bloqueada pelo Ministério da Educação (MEC) em maio deste ano.
LEIA MAIS: UFPR: ‘Nota à comunidade: descontingenciamento de verbas do MEC’
Dos 48 milhões de reais bloqueados, o correspondente a 30% dos recursos destinados ao custeio da universidade, o MEC devolveu à UFPR 24 milhões de reais. Com essa medida, não há mais o risco de suspensão às aulas.
O bloqueio que vigorava desde maio atingiu despesas ordinárias como contratos de prestação de serviços, restaurantes universitários e consumo de água e energia. Desde então, a UFPR realizou uma série de providências e de restrições no orçamento, que já vinha sofrendo reduções nos últimos anos.
Com o intuito de garantir as possibilidades de manutenção dos contratos vigentes nas unidades administrativas e acadêmicas, a instituição promoveu um corte linear de 30% nas unidades administrativas, bem como restringiu diárias, passagens e transporte de natureza acadêmica ou atividade institucional. Também houve interrupção durante o período de férias das linhas intercampi e interpraias e dos restaurantes universitários, sem contar a permanente sensibilização da comunidade universitária para economia de água e energia elétrica.
LEIA MAIS: Veja a situação de cada atlética nos playoffs do C.I.A. Federal
Assista ao vídeo com o pronunciamento do reitor Ricardo Marcelo Fonseca:
Matérias relacionadas
Dados sobre os cortes:
https://www.ufpr.br/portalufpr/wp-content/uploads/2019/10/Dados-cortes-30.pdf
Reflexos dos cortes orçamentários no cotidiano da UFPR:
LEIA MAIS: Definidas as semifinais do CIA Federal. Confira os confrontos
______________________________________________________________________
via: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/ufpr-confirma-desbloqueio-orcamentario-parcial/