Geral Você e a UFPR

Você e a UFPR

COMPARTILHAR

Entrando na Universidade Federal do Paraná (UFPR), somos todos calouros. E, como tal, sentimos um deslumbramento enorme e uma felicidade intensa.

Depois de algum tempo, no entanto – geralmente um semestre ou dois – o deslumbramento se esvai. Não estou tentando desmotivar ou cortar a pira de ninguém, apenas relatando um fato de “saber comum”. Anote o que eu estou dizendo!

De qualquer forma, eis minha intenção: ajudar a se virar dentro do monstro que é a administração da UFPR (equivalente a qualquer outra instância da administração pública, principalmente do Governo Federal).
Eventualmente, você vai precisar de uma bolsa auxílio, ou querer ser monitor de alguma disciplina (com ou sem bolsa); você pode se interessar por Movimento Estudantil (ou pela política em geral) e, através do Centro Acadêmico, do Diretório Central dos Estudantes, da Representação Discente e de Coletivos organizados, se deparar com várias Pró-Reitorias e demais órgãos da Universidade.

Por exemplo: quem manda e desmanda dentro da UFPR é o tal do Coun, o Conselho Universitário, constituído por professores, servidores, técnicos, membros da comunidade civil e, inclusive, representantes dos estudantes.

O Reitor, autoridade executiva máxima da Universidade, é o presidente desse Conselho, mas todos os membros têm voto e nós, estudantes, temos sete (mais sete suplentes). E não é só isso: de acordo com Art. 177 do próprio Regimento Geral da UFPR (que pode ser encontrado no site da Secretaria de Órgãos Colegiados, SOC: www.ufpr.br/soc), temos direito a representação, com direito a voz e voto, em todos os órgãos colegiados e comissões. E são muitos!

Os Departamentos e as Coordenações de Curso são os órgãos administrativos mais próximos de nós e, portanto, a primeira instância. Para que os estudantes e nossos interesses sejam devidamente respeitados e cumpridos, existem os Centros Acadêmicos, que atuam junto aos Departamentos e Coordenações.

Cada instância tem uma ou mais reuniões, nas quais se decide aspectos diversos dentro da UFPR. Para ser mais claro: as plenárias departamentais (reuniões do pleno daqueles que pertencem a cada departamento) decidem os aspectos administrativos, financeiros e até políticos dos Cursos.

As reuniões de Colegiado de Curso deliberam a respeito, é claro, dos Cursos em si, em termos acadêmicos. Em ambas, temos espaço. A instância superior a essas é o Conselho Setorial, já que agrupamentos de cursos considerados da mesma área estão sob a tutela de um mesmo Setor (o nosso o de Tecnologia).

O Setor delibera a respeito de itens próprios, mas também é o primeiro nível de recurso contra uma decisão de plenária ou colegiado. Temos direito a representantes nesse aí também – função principal do C7.

Acima dos Conselhos Setoriais (fora os Inter-Setoriais, dos que ficam no mesmo campus e gostam de decidir as coisas em conjunto), há apenas os Conselhos Superiores (Cepe, Coplad e Concur, cujas decisões são recursáveis apenas no Coun). E, adivinhe? Desses últimos também participamos, decidindo o futuro da Universidade.

O intuito desse texto é dar apenas uma noção básica da Administração da UFPR. Têm muito que eu não disse e muito mais que deixei incompleto. A ideia é prover um estímulo no melhor estilo Federal para que você, cheio de interesse, vá atrás de mais informação, seja relendo o texto, pesquisando na Internet ou, melhor ainda, conversando com os demais estudantes e os membros do C7 UFPR

 


Texto de autoria de Phillipe Trindade, adaptado pelo C7.

Deixe uma resposta