Geral C7 compõe chapa para eleições dos Conselhos DCE UFPR 2023/2024

C7 compõe chapa para eleições dos Conselhos DCE UFPR 2023/2024

COMPARTILHAR

O DCE – Diretório Central dos Estudantes da UFPR está em período eleitoral e isso impacta diretamente na sua realidade como estudante. Como esfera máxima de representação discente, é dever do DCE a escuta ativa de demandas e a defesa dos interesses estudantis nas instâncias superiores da UFPR. Assim, sua participação neste processo, como aluno/aluna da UFPR, é vital para dar voz àquilo que acredita e manter a Universidade plural e democrática.

A Chapa 2 – O Tempo Não Para concorre às eleições do Diretório Central dos Estudantes pelos Conselhos Superiores 2023/2024 da Universidade Federal do Paraná, em busca de solidificar a base de representação discente ativa e transparente nos Conselhos, prezando pela autonomia universitária, pela inclusão e pela isonomia nas diferentes esferas da UFPR.

De forma suprapartidária, exercemos a política de estudantes para estudantes, com foco na defesa das pautas da bancada discente em todos os contextos. Em nossos campos de atuação, daremos ênfase aos detalhes de funcionamento das mais diversas organizações estudantis presentes na UFPR: Centros Acadêmicos, Empresas Juniores, Atléticas, Projetos de Pesquisa/Extensão, Coletivos e Comissões Anti-Opressão, entre outros.

Assim, convidamos você a seguir e a acompanhar as redes sociais da Chapa 2 – O Tempo Não Para e ficar por dentro de todo o seu programa de propostas, conferir mais informações sobre a eleição e exercer seu direito como estudante. Nos dias 07 e 08 de fevereiro, vote CHAPA 2!

Nosso instagram: https://www.instagram.com/otemponaoparadce/

Nosso Facebook: https://www.facebook.com/otemponaoparadce/

Você sabe o que são e como funcionam os Conselhos Superiores?

O CAEX, Comitê Assessor de Extensão, é o órgão que tem por competência analisar e decidir diversas condições relacionadas aos projetos e programas de extensão da universidade. Por este conselho é aprovado, por exemplo, a criação de um projeto de extensão ou a sua evolução para programa de extensão.

O CEPE, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, é a instância que toma decisões que envolvem diretamente temas relacionados à graduação e pós-graduação. Um exemplo do que ocorre no CEPE é o julgamento de recursos vindo dos respectivos conselhos setoriais de processos de jubilamento de alunos que estão solicitando a extensão do prazo para se formar.

O COPLAD, Conselho de Planejamento e Administração, tem por objetivo fazer a alocação financeira de toda a verba da universidade, decidindo através de seus conselheiros onde e quando serão realizados os investimentos nas diversas áreas da universidade como infraestrutura, pesquisa e extensão.

O CONCUR, Conselho do Curadores, é o conselho responsável pela fiscalização financeira da Universidade Federal do Paraná. Neste conselho não são permitidos membros do COPLAD, e toda a aprovação dos investimentos analisados neste último passam pelo crivo do CONCUR.Por fim, o COUN, Conselho Universitário, é a instância deliberativa máxima da universidade. Os membros que compõem o COUN são os mesmos que estão presentes no CEPE e no COPLAD. No COUN são tomadas as principais decisões da universidade, como posicionamentos oficiais a respeito de pautas nacionais e a definição da lista tríplice encaminhada ao MEC para a nomeação de Reitores da Universidade a cada 4 anos.

Deixe uma resposta